ESAPEKKA LAPPI NA CITROËN TOTAL ABU DHABI WRT

Ansiosa por fazer alinhar duas formações de topo no próximo ano, a Citroën Total Abu Dhabi WRT acaba de formalizar o contrato, válido a partir de 2019, com Esapekka Lappi e Janne Ferm, o seu co-piloto, juntando-os à dupla Sébastien Ogier / Julien Ingrassia.

Fiel à sua tradição de aposta em jovens pilotos, para os acompanhar, de seguida, rumo ao sucesso, a Citroën Racing acaba de escolher Esapekka Lappi, o mais promissor de entre eles.

Piloto finlandês de 27 anos, tem-se mostrado nas últimas temporadas como um futuro campeão, contando já com um palmarés significativo, face à sua pouca experiência: alinhou em 40 ralis do Campeonato do Mundo, 19 deles ao volante de um WRC.

Foi em 2012, no Rali da Finlândia, que Lappi se mostrou, pela primeira vez, com um estatuto mundial, tendo seguido na senda de um certo Sébastien Ogier, ao volante de diferentes viaturas. Campeão do seu país nesse ano, após uma ascensão muito metódica, viria a sagrar-se Campeão da Europa em 2014, antes de conquistar, dois anos depois, o título do WRC2. Depois do Rali de Portugal de 2017, aderindo por completo à categoria rainha, Lappi continuou a impressionar, afirmando-se como um verdadeiro “Flying Finn”, estatuto dado aos pilotos “finlandeses voadores” que têm marcado a história desta disciplina, vindo a alcançar a primeira vitória no seu país natal no ano passado, naquela que foi, apenas, a sua quarta prova aos comandos de um WRC.

Na presente temporada tem vindo a confirmar esse seu valor, mostrando-se simultaneamente consistente e rápido em todas as superfícies – foi 3º nos ralis da Sardenha, Alemanha e Grã-Bretanha – ao ponto de figurar presentemente no 4º lugar provisório do Campeonato do Mundo de Pilotos, atrás de três homens fortes que disputam o título mundial de 2018.

Com Janne Ferm como seu navegador, algo que acontece desde 2010, mostram-se como um complemento perfeito à já anunciada dupla Sébastien Ogier/Julien Ingrassia. Num misto de experiência e de juventude, a dupla Ogier/Lappi conta com capacidades ótimas que, decerto, lhes permitirá lutar pelas vitórias em todos os terrenos de jogo da temporada de 2019.

Comments